BLOG JEFF DUTRA

A ESSÊNCIA DE UM FILME DE CASAMENTO

#1 - O QUE DEFINE SE UM FILME É BOM

Nesse artigo eu quero ser o mais claro e objetivo, a respeito do que eu acredito ser um bom filme de casamento. Existe algo atrás de um bom vídeo, e eu vou te explicar hoje! Para isso, eu vou usar uma analogia, tudo bem?

 

Imagine que você esteja aprendendo um novo idioma! A ordem natural é: primeiro você escuta; depois entende; em seguida aprende a falar e só depois começa a escrever. Eu tenho dois filhos, a Mel (quase 4 anos) e o Zach (5 meses). Apesar de serem crianças, eles já estão em níveis diferentes. O zach está aprendendo a ouvir, enquanto a Mel, aprendendo a escrever.

Antes de ensinar a Mel a escrever uma frase inteira, ela precisa aprender a escrever as letras. E antes das letras ela precisa aprender o traços (se é reto, curvado, se tem chapelzinho e etc.) Mas o que isso tem a ver com filmes de casamento? Você já vai entender! Mas voltando, antes que a mel possa escrever uma poesia, ela vai ter que aprender as letras. Você concorda que podemos chamar isso de fundamento? Estou sendo claro?

Para que a gente possa escrever a nossa poesia (um filme de casamento), a gente vai precisar aprender a letras. Em outras palavras, o fundamento! Eu vou compartilhar com você X elementos que existe em TODO filme de casamento bom!

 

 

#2 - ping pong

Eu não sou muito bom nesse jogo, mas os melhores momentos de uma partida é quando os dois lados acertam a bola. Esse é o primeiro ponto que quero que você compreenda. Um bom filme de casamento vai ter dois lados: Direção, e precisão em documentar. Você vai ter que desenvolver habilidades para registrar sem nenhum interferência, ou você estraga o momento, e ao mesmo tempo vai ter que saber quando dirigir para criar algo cinematográfico. Nos próximos 60 segundos eu vou te mostrar isso na prática. Dá uma olhada nesse vídeo para entender melhor o que estou falando.

 

#3 - STORYTELLING

Por mais que você ache difícil, a verdade é que existe técnica por trás de cada cena. O storytelling, em poucas palavras, vai ser o seu guia. Saber quando usar um certo enquadramento; quando a câmera deve e quando NÃO DEVE se movimentar; como o tratamento de cor influencia na sua história; tipos de corte; qual lente usar; trilha, tudo isso é storytelling. 

Eu vou compartilhar um trechinho de uma das aulas do meu curso, História e Sentimento. Você vai ver na prática como usar esses elementos em uma cena. Eu acredito que dessa forma você consegue absorver melhor o que estou falando. Dá uma olhadinha.

#3 - Não conserte na pós

Eu já escutei muito: “filme e depois a gente vê se usa na pós. Se ficar ruim eu conserto”. Esses conceitos eu procuro não usar muito. É claro que uma edição pode salvar seu filme, assim como estragar. Você pode ter cenas incríveis e ainda assim não contar uma história com sentimento. 

 

Por isso, eu acredito que o seu filme começa na captura. Dominar sobre posicionamento, movimento de câmera, tipos de lente, tudo isso é indispensável na hora do casamento. Uma coisa que a pós produção NUNCA vai fazer é dirigir os noivos. Dirigir não é induzir e sim conduzir. Os noivos precisam sim de uma condução, como você já viu que eu faço nos meus filmes.

 

Agora eu quero te mostrar outro vídeo! Esse é outro trechinho de uma das aulas do História & Sentimento, meu curso online com mais de 65 aulas onde compartilho o meu método de produção de wedding films, com CASAMENTOS REAIS. São mais de 65 para você  REALMENTE aprender como construir um filme de casamento com História & Sentimento. Nesse vídeo você vai ver um pouco do meu movimento durante uma cerimônia, e minha direção. (No curso História e Sentimento temos um módulo exclusivo para essas aulas que se chama: “gopro no casamento”. 

 

Vou ficando por aqui. Espero ter clareado um pouco sobre como produzir um filme de casamento. Se você está aqui até agora é porque realmente deseja aprender mais sobre filmes de casamento. E eu decidi fazer algo mais 🙂 Aqui embaixo vou liberar uma aula completa do História e Sentimento para você. 

 

Hoje são centenas de alunos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, usando o meu método! Eu fico muito feliz e grato em saber que tantas pessoas estão literalmente mudando a forma de produzir filmes de casamento. Se você deseja fazer parte da nossa comunidade, ter suporte, participar do grupo exclusivo para alunos e conhecer o meu método, você pode se inscrever agora em www.jeffdutra.com.br/historiaesentimento. O curso é 100%online, e com acesso vitalício! De tempos em tempos estou sempre atualizando com aulas novas, e você não tem custo nenhum pelas atualizações.