BLOG JEFF DUTRA

9 PASSOS PARA MELHORAR A SUA CINEMATOGRAFIA

#1 - MOVIMENTO NO FRAME

A forma como você usa seu frame é crítica. Você tem que deixar os elementos de uma forma que engaje a sua audiência. Um diretor tem muita coisa para gerenciar em um set de gravação, entretanto sempre tenha em mente que alguns movimentos de câmera irão trazer vida ao seu filme.

Olhe o exemplo abaixo, e veja como o movimento da câmera serve a história!

#2 - EXPERIMENTE

A sua melhor cena, pode ser a evolução da sua pior ideia. Eu falei sobre isso na minha palestra no MakeMovie. Experimentar não te machuca.

Como essa cena pode evoluir e ser contada de uma forma diferente?

Existem dois tipos de áudio para vídeos: o som ambiente e a trilha. Um bom vídeo vai combinar esses dois com maestria!

#3 - GERENCIE SEU TEMPO COM SABEDORIA

Se preciso, use aplicativos que te ajudam a criar uma lista de takes. Se você está produzindo um curta ou filme publicitário, o que quer que seja, e você fez a iluminação daquela cena, aproveite e grave todas as cenas com a mesma luz, mesmo que não seja em ordem cronológica. Isso vai te economizar muito tempo! Lembre-se que você, como Diretor, é quem dita o ritmo de gravação.

#4 - COLOQUE SUA HISTÓRIA PRIMEIRO

Considere, em qualquer produção audiovisual, a sua história como um Rei. Suas cenas e takes devem servir à história e não a história ser adaptada por conta de uma imagem bonita. A verdade é que belas imagens não contam belas histórias.

#5 - ESTEJA INSPIRADO

O que você acha que é a melhor cinematografia? Quem é o melhor cineasta ou cinegrafista? Claro, isso é uma questão de gosto, entretanto, acompanhá-los pode servir como grande inspiração. Não apenas veja seus trabalhos, estude!

#6 - SEJA UM ARTISTA

Você precisa ser abastecido! O que te faz criar? O que te coloca em estado de FLOW? Para algumas pessoas é um café, um local, uma música. Para outros, simplesmente dormir (o que não é meu caso). O ponto aqui é: você precisa saber como se conectar com você mesmo! Entenda como você funciona e alimente esse artista aí dentro!

#7 - OLHE ATRAVÉS DO FRAME

Mesmo que você não tenha um monitor, é vital que você olhe seu take através de um frame. Pode ser um viewfinder, ocular do vídeo (local onde você coloca o olho para bater foto) ou até mesmo seus dedos. Esse frame é o que a sua audiência irá assistir.

 

A verdade é que, se você só olhar pelo visor, isso pode afetar. Porque a forma como você vê as coisas, muitas vezes, é afetada pelo que está em volta. Vá por mim, isso vai te ajudar a melhorar a sua cinematografia! Experimente!

#8 - NUNCA DIGA “EU CONSERTO NA PÓS”

Tente não depender disso! A melhor cinematografia geralmente vem com uma combinação de locação, luz, bom áudio e uma exposição correta! E, pode ter certeza, você gastará muito mais tempo na pós-produção tentando consertar, do que se você refizesse o take durante a produção.

A verdade é que, se você só olhar pelo visor, isso pode afetar. Porque a forma como você vê as coisas, muitas vezes, é afetada pelo que está em volta. Vá por mim, isso vai te ajudar a melhorar a sua cinematografia! Experimente!

#9 - SEU PORTFÓLIO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O SEU EQUIPAMENTO.

Coisas quebram, ficam obsoletas e gastar 100 mil reais em uma câmera não irá trazer trabalhos para você. Seu portfólio traz! Como você tem contado as suas histórias?
Se você deseja se aprofundar nesse assunto, eu tenho um curso completo, onde compartilho o meu processo de construção de filmes de casamento. São mais de 65 aulas, onde você irá aprender com casamentos reais, como de fato colocar história e sentimento em cada filme de casamento. Clique aqui para saber mais!

Até o próximo artigo! Dutra

Gostou? Deixe o seu comentário 🙂

História & Sentimento

Como construir um filme de casamento
Saiba Mais

Direção & Sentimento

como dirigir casais e encontrar sentimentos vedadeiros.
Saiba Mais